-
Arquitetos: Comte & Vollenweider Architectes, Hamonic + Masson & Associés; Comte & Vollenweider Architectes, Hamonic + Masson & Associés
- Área: 13780 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Takuji Shimmura , Milène Servelle
-
Fabricantes: ALUBEL, Euramax
Descrição enviada pela equipe de projeto. Membros do Conselho de Paris revisaram os regulamentos urbanos para o setor de Masséna- Bruneseau no sudeste de Paris, do 13º arrondissement, em uma reunião do conselho em Novembro de 2011. Esta alteração permitiu a construção de torres residenciais com 50 metros de altura e de blocos comerciais com até 180 metros de altura.
Funcionando apenas como um edifício e oferecendo habitação social e oportunidades de compra de apartamentos, o projeto une a rigorosa rigidez da Avenue de France, a paisagem da via férrea, a entrada do subúrbio de Ivry e por último a transição da cidade linear para a cidade vertical.
Os terraços seguem a lógica de uma espiral , obtendo luz natural em todas as angulações, e acrescentando ao fascínio da torre escalonada, conferindo uma impressão de uma transformação progressiva. A performance está no fato que não existe o sentimento de repetição ao longo desta estrutura de 200 residências. Os apartamentos são empilhados um sobre o outro, mas cada um possui sua identidade forte e única.
Muitas pessoas aspiram viver o estilo de vida suburbano, da casa individual. Existem muitas razões para isso, mas em particular, ser capaz de criar uma verdadeira identidade para cada casa. Além disso, existe o forte apelo de poder comer do lado de fora de casa, tendo contato direto com o exterior com o conforto da própria casa, em seu próprio terreno. Esses desejos devem ser integrados na escala dos apartamentos em um edifício coletivo.
Nós respondemos à esta busca por identidade pessoal, propriedade e diferenciação através da criação de múltiplos espaços externos e apartamentos com diferentes tipologias dentro de um coletivo. Viver em altura dá uma sensação de privilégio, a vista e quantidade de luz natural. Estar na cidade e ao mesmo tempo ser capaz de se resguardar em sua privacidade e ver a cidade e o horizonte, morar aqui é algo como escapar de tudo.
O projeto está prestes a ser inaugurado e será a primeira operação de habitação de 50 metros de altura a ser construída em Paris desde os anos 70. É um símbolo de uma vontade de se reconsiderar a possibilidade e o potencial de altura em Paris.